segunda-feira, 16 de março de 2009

Os pequenos gestos fazem a diferença

Por vezes, pequenos gestos fazem toda a diferença e, não raro, também as pequenas obras se destacam dos projectos imponentes. Tudo isto acontece quando as coisas são olhadas com atenção e sensibilidade.
Vem isto a propósito de há já algum tempo me incomodar o facto de uma das mais emblemáticas obras da nossa terra estar votada a um completo e aviltante abandono. O que ganha maior dimensão quando o próprio escudo de armas da freguesia a reproduz . Refiro-me, como já se percebeu, ao Chafariz Grande.
Concebido, em tempos longínquos (1571), para matar a sede a pessoas e animais, trata-se de uma obra de arte de grande interesse, merecedora de todo o nosso cuidado. Lamentavelmente, há muito tempo que o seu tanque deixou de ter água. Ora, sendo uma das competências das juntas de freguesia o cuidado e a reparação de fontes e chafarizes, não deixaremos de prestar a atenção que o nosso Chafariz merece, com o simples gesto de voltar a fazer correr água no seu tanque.
Paralelamente, tencionamos dar-lhe uma outra dignidade, colocando um pequeno letreiro com dados históricos nas suas imediações, ao mesmo tempo que se procederá à sua iluminação nocturna.
Proceder-se-à também à eleboração de miniaturas em gesso e reproduções em azulejos, para que todos aqueles que o desejem possam ter em suas casas o ex-libris do Ladoeiro.