sábado, 14 de março de 2009

Ladoeiro vai ter memorial de homenagem

Em tempos alertei as autoridades para o estado de abandono do cemitério velho do Ladoeiro. Estudei o assunto, encontrei documentos antigos, que falam da escritura da compra do terreno a um ramo da família Lavado pela Junta de Paróquia, que referem o empreiteiro e uma série de outras curiosidades históricas. Com esses e outros dados elaborei um pequeno opúsculo, que distribuí gratuitamente pela população.
Em dada altura, fiz alguma pressão para que fosse dada dignidade ao antigo cemitério e apresentei propostas concretas para recuperar o local. Com base nessas sugestões, foram feitas promessas eleitorais, no sentido de que o mesmo seria intervencionado, mas nada foi feito e o estado de ruína agrava-se de dia para dia.
A nossa candidatura propõem-se beneficiar aquele espaço e construir um memorial em homenagem a todos os que ajudaram a erguer esta freguesia, ao longo de centenas de anos.
Vamos fazer um pequeno e simples jardim, onde será colocada uma lápide com breves dados históricos sobre a freguesia. Entendo que devemos este tributo aos nossos maiores, e esta será para mim uma questão muito pessoal. Tanto mais que o esforço financeiro para esta obra se resume a alguns milhares de euros. O gesto, esse, tem um valor imensurável, pois o plano da sua medida ultrapassa o campo da economia, consagrando-se inteiramente ao campo da moral, e é, para mim, absolutamente imoral consentir que um campo sagrado se transforme, no nariz de todos, num cagadouro público.