segunda-feira, 30 de março de 2009

Ladoeiro vai ter centro equestre

Agora que se aproxima a romaria de Santa Catarina de Sena, alguns jovens do Ladoeiro começam a preparar as suas montadas. Sendo certo que actualmente são já poucos aqueles participam na romagem a cavalo, ou em outra cavalgadura, existe entre os jovens da freguesia uma especial aptidão pelo desporto equestre e pelas actividades hípicas. Todavia, como não existe nenhum tipo de infraestrutura de apoio para estas práticas, muitos dos jovens com verdadeiras aptidões para esta modalidade desportiva acabam por não dar seguimento a uma paixão que bem poderia desembocar numa prática profissional promissora.
Sensível a esta realidade, a nossa candidatura tem como objectivo a construção de um centro equestre, que será composto por um picadeiro rectangular coberto, com medidas oficiais para a prática de ensino, um picadeiro rectangular, para actividades de hipoterapia e asinoterapia, e ainda um conjunto de cavalariças, para que os jovens que não dispõem de condições possam ali alojar, mediante o pagamento de uma renda, os seus cavalos.
Refira-se que o projecto de viabilidade do centro prevê diferentes modalidades de alojamento para as montadas, podendo optar-se pelo simples arrendamento de uma box ou de uma baia, ou pela pensão completa, que inclui alimento e trabalho do cavalo.